top of page

O fentanil é bem absorvido por via subcutânea, via transdérmica, bem como por via intrabucal (sucção de pastilha contendo citrato de fentanilo). Por administração parenteral, a ação do fentanil é mais rápida e de curta duração, relativamente à morfina ou meperidina:


       o Via Intravenosa:

             > Início da ação: Pouco minutos após administração
             > Duração da ação (analgesia): 30-60 minutos (para uma só dose até 100 µg)

​

      o Via intramuscular (citrato de fentanilo):
             > Início da ação: 7-15 minutos após administração
             > Duração da ação (analgesia): 1-2 horas (para uma só dose até 100 µg)

​

A absorção por via oral é uma combinação de uma absorção inicial pela mucosa oral com uma absorção mais prolongada pelo tracto gastrointestinal (TGI) a partir de fentanil deglutido. Por esta razão, a biodisponibilidade varia consoante a relação absorção mucosa oral/TGI.

ADMINISTRAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO

O Fentanil é altamente lipofílico.  Estudos em animais mostraram que, após absorção, o Fentanil é rapidamente distribuído para o cérebro, coração, pulmões, rins, baço, seguido por uma menor redistribuição para músculos e tecido adiposo.

​

A taxa de ligação às proteínas plasmáticas é de 80-85%. A principal proteína transportadora é a α1-glicoproteína ácida, mas o fármaco tem capacidade de se ligar à albumina e a lipoproteínas. A fração livre aumenta com a diminuição do pH (caso de acidose)

METABOLISMO

O Fentanil é principalmente (mais de 90%) eliminado por biotransformação a metabolitos inactivos N-desalquilados e hidroxilados. É metabolizado no fígado e na mucosa intestinal a Norfentanil, pela ação do citocromo P450 3A4. Norfentanil mostrou ser farmacologicamente inactivo em estudos com animais.

 

Tudo indica que o Fentanil é fracamente metabolizado na pele. Estudos usando queratinócitos humanos indica que 92% da dose libertada por um sistema transdérmico não sofre alteração metabólica.

EXCREÇÃO

O Fentanil é excretado no leite humano. Menos de 7% da dose administrada é excretada, na forma inalterada, na urina, e 1% nas fezes. Os metabolitos são principalmente excretados na urina, enquanto que a excreção fecal é de menor importância. A clearance plasmática do fentanil é de 0,5 L/hr/kg

PubChem COMPOUND: http://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/summary/summary.cgi?cid=3345#x94 (consultado em 14/05/2013)​

bottom of page