top of page

 

​

 

Em primeiro, todos os restos de fármaco devem ser eliminados da via de administração (boca, nariz ou mesmo pele, no caso dos sistemas transdérmicos). Deverá também actuar-se no sentido de diminuir a absorção do fármaco se a overdose é recente, administrando-se carvão activado ao paciente. Para reverter os efeitos provocados pelo Fentanil, poderá ser administrado um antagonista da morfina, tal como a Naloxona, que vai neutralizar a overdose. Contudo, dado que os efeitos de uma sobredosagem de Fentanil poderão durar mais tempo que a acção do antídoto, deverão monitorizar-se várias doses deste.



Antagonistas da morfina usados para reverter uma overdose de Fentanil

Nelson L, Schwaner R. Transdermal fentanyl: pharmacology and toxicology. J Med Toxicol. 2009 Dec;5(4):230-41.)​

Fig 4: Antagonistas opióides

Em caso de overdose, é necessário um tratamento o mais rapidamente possível!

Para além da reversão do Fentanil, é necessário ter em atenção os sintomas associados à sobredosagem, tais como a hipoventilação. Assim, será necessário assegurar ventilação mecânica, assim como suporte de oxigénio, caso ocorram problemas respiratórios associados à overdose.



    A vigilância é igualmente importante, pois alguns sistemas de administração asseguram que o fármaco permaneça no corpo por um período prolongado.

bottom of page